Top 10: Os melhores Whiskys do mundo

Top 10: Os melhores Whiskys do mundo

O Whisky foi inventado pelos celtas, possivelmente no século XII, nas famosas Higlands escocesas. A origem da palavra uísque é a expressão gaélica uisge-beatha, ou a “aqua vitae” em Islay, que significa água da vida, por acreditarem que ele propiciava longevidade. Feito de vários cereais fermentados além da cevada, milho, trigo e centeio. Depois de destilado é colocado para envelhecer em barris de carvalho, aonde chega a cor característica.

Depois dessa breve história, segue abaixo o Top 10 dos melhores Whiskys do mundo:

Johnnie Walker Gold Label

Com 18 anos de envelhecimento, este Scotch Whisky Premium é composto por um blend único, com características requintadas e diferenciadas. É suntuosamente luxuoso e suave, com uma textura cremosa que o torna único na categoria. A água utilizada em sua composição, é extremamente pura, fazendo com que seu sabor seja único.

O Gold Label, assim como o Blue, não deve se tomar com gelo. Segundo o site da marca, deve ser mantido no freezer e servido puro em temperaturas super baixas. Graduação alcoólica 40%

Lagavulin 16 Year Old

Lagavilin 16 Anos, 43 % vol apresenta uma cor âmbar e uma intensidade surpreendentemente baixa do aroma, com notas de conhaque, chocolate e flores de trevo.

Glenrothes 1985

A última safra remanescente já foi engarrafada. Um grande uísque, com notas de frutas secas e cascas de frutas, algumas picantes ou tânico ressecamento. Graduação alcoólica 43%

Whisky Ballantines 21

Com maltes envelhecidos por no mínimo 21 anos. Produzido em quantidades muito limitadas. Apresenta cor avermelhada-ouro e brilhante. Aroma com notas de mel, leve toque de maçã e flores. Paladar robusto, levemente adocicado de mel, leve toque de fumo, urze e especiarias. Final prolongado, com toques de Jerez seco.

Old Pulteney 12 Year

Amadurecido inteiramente em barris de uísque de malte, o excelente Old Pulteney 12 Anos é a expressão definitiva na Velha família Pulteney. De cor âmbar profundo com tons de vermelho dourado, tem um aroma intenso e complexo e um paladar meio encorpado. O final é seco e suave, com notas de sal e xerez.

Clynelish 14 Year Old

Sua textura o torna um dos mais cremosos whiskys do mundo. Tem um acabamento ligeiramente metálico. Feito com lotes de frutas tropicais e um fio de fumaça.

Auchentoshan 18 Year Old

Com aparência de cevada dourada do verão. O nariz é o tabaco em folha fresca, em seguida, doce com uma pitada de açúcar caramelizado, chá verde e amêndoas tostadas. Ao palato o primeiro tem um frescor floral doce com açúcar de cevada, que gentilmente reflui para revelar um zestiness tangerina que deixa o paladar viva e atualizada. Ele deixa uma longa, persistente e deram bem equilibrada, que revigora a boca.

Asyla

O rótulo conta com uma mistura de grãos com o whisky de malte. É uma bebida acessível, elegante, doce e suave. Além disso, Asyla é um destilado recomendado para ser consumido antes de jantar, ao ar livre, em coquetéis, enfim em qualquer ocasião para se comemorar.

O whiky Asyla é considerado um destilado de alta qualidade e sua características fazem deste um dos melhores nas safras de destilados. Não é à toa que a garrafa da bebida é pequena. Seu estilo faz com que a velha máxima “nos menores frascos que se encontram as melhores essências” se adeque perfeitamente ao whisky.

O aroma de baunilha é suave e tem a doçura de uma fruta, com um toque de mel. Seu sabor é complexo e, mesmo doce, não chega a ser enjoativo. Enfim, um ótimo scotch para quem gosta de bebidas com malte à base de frutas, que dão um toque de suavidade no palato.

Highland Park 18 Year

É um whisky excepcionalmente fino. Sua reputação já é apreciado por Highland Park 12 Year, com carvalho maduro faz uma malte verdadeiramente bom e gratificante.

Black Label

Johnnie Walker Black Label é um destilado alcoólico de cevada germinada e grãos de cereais produzidos, combinados e engarrafados na Escócia. Seu caracter único e gosto suave provém de seu amadurecimento pelos 12 longos anos de envelhecimento. A marca Johnnie Walker existe desde 1920 e hoje é o whisky escocês mais vendido no mundo.

Lembre-se: Se beber, não dirija!

Fonte: Insoonia

Leandro Menna

Sócio Fundador da Brave Menswear e diretor de criação. Apaixonado por música eletrônica e por viagens.

  • Mario Matos

    Eu não sei escrever o nome mas é mais ou menos isso GLENFINIT.
    Como puro malte para mim é o melhor.

  • Maury Guilherme
  • Falcao

    Muito fraca essa lista !!! ainda tem a coragem de colocar o black como um dos 10 melhores … kkkk
    O unico Johnnie que vale a pena por na lista é o Green pois é o unico puro malte feito nos moldeis de antigamente !

    • Markus

      O Blue também é muito bom …

    • Christian

      Facebookdepende, acho que o gold merece ser tomado tambem ! mas sim muito fraca essa lista.

  • Nono

    Eu sou mais os Bourbon dos USA, tais como o Jack Daniel’s e o Jim Beam. Esses devem inclusive bebê-los Cowboy…

  • Reivisigodo

    Black Label 12 anos na lista dos 10 melhores?

    Que isso novinha!

  • Siaromau

    Totalmente furada essa lista. Quem a fez não entende nada de uísque. Eu, por exemplo, não gosto de nenhum Johnny Walker. Prefiro um Chivas e um Old Parr, muito melhores. E faltou nessa lista o Balantines 30 anos e o Royal Salute. E, mais: cadê os DALMORE, que custam a partir de 6.000,00 a garrafa, chegando até a 100.000,00 ?

    • Pedro Aguiar

      Tá certo que Whisky bom não é nada barato. Mas do jeito que você classificou, até parece que quanto mais caro, melhor o whisky. O que não é verdade. Apresente melhores argumentos pra justificar um whisky ser melhor que o outro, sem ser um simples “Cade o tal…q custa milhões de reais?”

  • Allannegromonte

    Chivas e um Old Parr e um JBzinho né… que ninguém é de ferro!!!

  • racmaluf

    Desses aí, só o Balla 21 já tomei e muito (aaaannnos atrás). Concordo o reivisigodo: JW12?!?! nem f…! prefiro uma ´”Áurea Custódio” 3 anos ou uma “Santa Rosa” 4 anos. Buchannas 15 anos é pra se beber de joelhos e caubói! Tenho ainda uma garrafa do “Clunny”,12a: só de olhar pra ela já é bom d+

  • Guilherme Tell

    Bastante ilustrativo e esclarecedor principalmente para os aficcionados…Gostaria de uma pesquisa , neste naipe, do Bourbon USA,, que prefiro.
    Atenciosamente

    Dr. Guilherme Tell

  • Kleber Moraes

    Lista de whisky sem jameson pra mim não vale. Nunca gostei dos JW.

  • Azura

    Fonte do top? já vi em um blog de 2010

  • HEITOR

    bah ! não sabe nada

  • Orlandy Correa

    Excelentes as escolhas. Incluiria ainda o Dewards 12 anos, os Singlemalts MCclellands (Highland, Islay and Lowland), o Glenlivet 12 Single Malt. Abraços. Dady