Airbnb – app indispensável para qualquer mochileiro

Airbnb – app indispensável para qualquer mochileiro

Airbnb, um app/site que promete oferecer, de maneira confiável, aluguéis de quartos, casas e apartamentos inteiros, castelos, garagens, casa na árvore, barco ou ainda o sofá da sala para turistas do mundo todo! Dessa forma o viajante passa a conhecer mais de perto a cultura local.

Para o CEO Chesky, a simples ideia de alugar sua propriedade temporariamente é “revolucionária”, além de fortalecer a economia local. “O dinheiro não vai para uma cadeia hoteleira multinacional, como acontece se você se hospeda no Hilton. Ficamos com 10%, e os outros 90% ficam com o anfitrião, que decide o que fazer com ele”, diz.

Lançado em 2008, o Airbnb é uma das mais promissoras startups da web atualmente. Atingiu esse mês (junho de 2012) a marca de 10 milhões de noites reservadas.

No total, o Airbnb conta com cerca de 200 mil lugares cadastrados em todo o mundo atualmente. A cada dois segundo, a reserva de uma noite é feita por meio do serviço.

COMO FUNCIONA

O Airbnb, fundada em San Francisco (EUA), é pioneiro no negócio de “hospedagem colaborativa”. Qualquer um que se cadastra pode oferecer ou procurar um apartamento, um cômodo ou uma vaga para dividir um colchão.

Após a reserva ser solicitada pelo usuário, que paga com cartão de crédito, ela é analisada pelo anfitrião. Uma vez aceita, o site pode reter o pagamento por até 24 horas após o check-in.

O próprio anfitrião é quem define o preço, além dos critérios de seleção de hóspedes. “O Airbnb tem uma rede de confiança que se baseia nas avaliações feitas por usuários”, afirma o executivo. Cerca de 80% de pessoas que se hospedam usando o site dão uma nota e escrevem resenha sobre seu anfitrião, incidência considerada alta pela companhia.

Os representantes da empresa defendem a troca de experiências culturais como a maior vantagem do Airbnb. “Não somente somos uma rede que promove o encontro off-line das pessoas, como o fazemos de uma maneira realmente íntima e transformadora”, diz o CEO.

Fonte: Folha

Leandro Menna

Sócio Fundador da Brave Menswear e diretor de criação. Apaixonado por música eletrônica e por viagens.